Evento foi realizado pela Divisão de Educação Profissional com foco no uso da tecnologia no ambiente da aprendizagem
Alinhado ao desafio institucional de promover a transformação digital de ponta a ponta, a Divisão de Educação Profissional do Senac RN realizou, na terça-feira (17), mais uma edição do Fórum Educação Inovadora – Melhores Práticas, evento que reuniu cerca mais de 150 pessoas entre instrutores, supervisores pedagógicos e coordenadores de área, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa.
O evento ofereceu uma programação focada no desenvolvimento de metodologias inovadoras e uso de ferramentas tecnológicas como um diferencial competitivo e inovador no processo de aprendizagem. A Diretora de Educação Profissional do Senac Brasil, Anna Beatriz Waehneldt, ministrou a palestra “O Futuro da Educação Profissional e a Educação Profissional do Futuro”.
Outro destaque foi a premiação dos instrutores no Edital Educação Inovadora, iniciativa que selecionou as 85 práticas mais inovadoras. Desse total, oito práticas de maior destaque foram apresentadas pelos próprios instrutores e avaliadas por uma banca de especialistas convidados.
As práticas foram avaliadas por uma banca examinadora com representantes da Microsoft Brasil, UFRN, IFRN, Secretaria de Educação Estadual e FIERN, além da Diretora de Educação Profissional do Senac Brasil, Anna Beatriz Waehneldt.
Os vencedores do ano foram os instrutores Maria Beatriz (1 lugar), João Amorim (2 lugar) e Henrique Clementino (3 lugar).
De acordo com a gerente de Qualidade e Inovação do Senac, Priscilla Silveira, a maior parte dos trabalhos envolviam uso da Inteligêncioa Artificial. “Cerca de 90% das práticas envolviam o uso de IA na Educação, tema que trabalhamos fortemente ao longo do ano com todos os nossos instrutores” , afirmou.
“O Fórum de Educadores é um dos nossos mais importantes eventos internos pois é focado em promover entre os nossos instrutores essa cultura apaixonada que busca estar sempre inovando e se adaptando às tendências educacionais”, disse o diretor de Regional do Senac RN, Raniery Pimenta.
Para o diretor de Educação Profissional, Leandro Trigueiro, o engajamento dos instrutores nessa realidade vivenciada pela transformação digital tem reflexos importantes na formação dos alunos. “Vivemos em um tempo de transformação digital e queremos inserir essa realidade na formação dos nossos alunos, com o uso da tecnologia como diferencial no processo da aprendizagem”, disse o diretor de Educação Profissional do Senac RN, Leandro Trigueiro.
O Programa Educação Inovadora tem sido considerado melhor prática pelo Senac Brasil e Microsoft e representa a preocupação do Senac em acompanhar as tendências na área da Educação.